Institucional

História

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi o cenário da fundação da Marítima Seguros, em 1943. Na época, a companhia concentrou-se em disponibilizar seguros para os principais riscos das companhias que operavam no imenso porto da cidade: transportes marítimos e incêndio – o nome da empresa remete a essa origem.

Logo a demanda pelos seus serviços cresceu, e fez com que a sede fosse transferida para a cidade de São Paulo, já em 1944. A Marítima Seguros continuou ampliando continuamente o portfólio de produtos e a área de atuação – hoje opera nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Esse universo de abrangência coloca a Marítima entre os 10 maiores grupos seguradores do País. Atualmente a Marítima Seguros é subsidiária do Grupo Sompo Japan, terceira maior seguradora do Japão.

Em 2013, a Marítima Seguros completa 70 anos, uma história de experiência e tradição, sempre seguindo sua principal diretriz ao longo de décadas: oferecer o máximo de eficácia no atendimento e da agilidade no pagamento de sinistros e reembolsos.

Cronologia

1943: Fundação da Marítima Seguros. Inicialmente atuava apenas nos ramos de transporte marítimo e incêndio.

1944: A sede da seguradora é transferida para a cidade de São Paulo.

1950: Início das operações no ramo de acidentes pessoais.

1955: Passa a atuar em 14 cidades. Começa a operar em lucros cessantes, responsabilidade civil e transporte terrestre.

1960: Início das operações no segmento automóveis.

1970: Início das operações no segmento vida.

1991: Início das operações do Auto Mensal Marítima.

1992: Início da descentralização de operações; pioneirismo na tecnologia de processamento de imagens.

1993: Início das operações no segmento saúde.

1995: Incentivo aos ramos elementares.

1997: Eleita a Seguradora do Ano pelo Clube dos Corretores de Seguros de S.Paulo.

1999: Eleita a Seguradora do Ano pela segunda vez consecutiva.
O Seguro Auto Mensal Marítima recebe o prêmio Top de Vendas ADVB (Assoc. dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

2000: Eleita a Seguradora do Ano pela terceira vez.

2000:  O Seguro Marítima Saúde Empresarial é premiado com o TOP de Vendas ADVB.

2001: Eleita a Seguradora do Ano pelo Clube dos Corretores de Seguros de Campinas e Região.

2002: Eleita a Melhor Seguradora do Brasil e a Melhor das Regiões Sul e Sudeste pela  FENACOR – Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros e SINCOR-SP – Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo

2002: Eleita a Melhor Seguradora do Vale do Ribeira pelo Clube dos Corretores do Vale do Ribeira.

2002: Nova filial Marítima Seguros em Fortaleza (CE), primeira da empresa na Região Nordeste.

2002: Recebe o Prêmio Qualidade Brasil 2002.

2003: Eleita a Melhor Seguradora de Campinas e Região 2002 pelo Clube dos Corretores de Seguros de Campinas e Região.

2003: Premiada como Melhor Desempenho da Carteira de Automóvel 2002 pela Academia Nacional de Seguros e Previdência.

2004: Eleita pela quinta vez a Melhor Seguradora de Campinas e Região 2003 pelo Clube dos Corretores de Seguros de Campinas e Região.

2004: Eleita Melhor Seguradora do Ano de Marília e Região, pelo Clube dos Corretores de Marília e Região.

2004: Marítima Saúde recebe Prêmio Balanço Financeiro da Gazeta Mercantil.

2004: Eleita como Melhor Seguradora do Segmento Saúde no Prêmio Performance da Revista Cobertura.

2004: Eleita a Melhor Seguradora de Riscos Patrimoniais do Estado de Santa Catarina pelo Sindicato dos Corretores de Santa Catarina.

2005: Lançamento do novo Portal do Corretor.

2005: Início das operações do serviço telefônico 5-Marítima.

2005: Volta das operações no segmento Vida.

2005: Eleita entre as Melhores do Ano de 2004 pela Associação Comercial e Industrial de Campinas.

2005: Eleita como Melhor Seguradora do Segmento Saúde. Prêmio Performance Revista Cobertura pela 3a. vez.

2005: Planos conjugados recebe prêmio Top de Marketing pela Segnews.

2005: Conquista o VIII Prêmio Cobertura 2005 – Performance Econômico-Financeira da Carteira Saúde.

2005: Recebe o título de Melhor Seguradora de Riscos Patrimoniais de Santa Catarina pelo Sincor-SC.

2005: Marítima é eleita Melhor Seguradora do Ano de Marília e Região pelo Clube de Corretores de Seguro de Marília e Região.

2005: Eleita Melhor Seguradora do Ceará pela Revista ASCOR (Associação dos Corretores de Seguros do Ceará).

2006: Marítima Saúde Seguros recebe o Troféu Gaivota de Ouro referente ao “VI Prêmio Mercado de Seguros” na categoria excelência na Carteira de Seguro Saúde, realizado pela Revista Seguro Total.

2007Marítima Seguros eleita pela 7ª vez a Melhor Seguradora de Campinas e Região e Melhor Seguradora do Paraná no segmento Vida, pelo Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Paraná (CVG-PR). Premio Cobertura Performance – Melhor Performance na Carteira de Riscos Empresariais – 10a Edição – 2007., em 2007 , nas categorias Melhor Desempenho em Riscos Empresariais acima de 700 milhões e como Empreendedor na Área de Seguros.

2008: Marítima Seguros recebe Prêmio TOP SEGS 2007, na categoria “Melhor Seguradora em Atendimento e Pagamento de Sinistro no Brasil” e pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Segurador Brasil, desta vez na categoria “Melhor Desempenho em Riscos Especiais – Equipamentos Móveis e Estacionários”. Troféu Gaivota de Ouro, neste ano na categoria “Destaque como Seguradora do Ano com Maior Rapidez em Liquidação de Sinistros”. Eleita pela 8ª vez a Melhor Seguradora de Campinas e Região nos ramos Auto, Saúde, Vida e RE. O Clube Vida em Grupo (CVG-RJ) premiou a Marítima Seguros como a Seguradora com maior Destaque no Segmento VidaPremio Cobertura Performance – Melhor Performance na Carteira de Riscos Empresariais – 11a Edição – 2008. Melhor Seguradora do estado do Paraná no segmento Vida. Prêmio Pinhão de Ouro promovido pelo CVG/PR.

2009: A Marítima Seguros recebe pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Segurador Brasil, nas categorias “Melhor Desempenho em Seguro de VidaIndividual, Melhor desempenho em Seguro Condomínio, Melhor Desempenho em Seguro de Equipamentos e Melhor Desempenho em Seguro de Responsabilidade Civil”.
Troféu Gaivota de Ouro nas modalidades “Excelência na carteira de automóvel com o produto Auto Mensal”, “Excelência em maior rapidez na liquidação de sinistros” e “Excelência em maior rapidez no pagamento de comissões”. O Clube Vida em Grupo (CVG-RJ) premia novamente a Marítima Seguros como a Seguradora com maior Destaque no Segmento Vida; Prêmio TopSegs nas categorias melhor empresarial e melhor sinistro; Prêmio Cobertura-Performance 2009 no segmento Seguro Empresarial; Pela 9ª vez, a Melhor Seguradora de Campinas e Região.
Estabelecimento da associação com a SompoJapan que adquire 50% das ações da Marítima Seguros.

2010: Troféu Gaivota de Ouro nas modalidades “Excelência em Seguro Empresarial para Riscos Especiais”, “Excelência na Carteira de Automóvel com o produto Auto Mensal”, “Excelência em Maior Rapidez na Liquidação de Sinistros” e “Excelência em Melhor Atendimento aos Corretores de Seguros”.
Prêmio Visão Clube dos Corretores de Seguros da Costa da Mata Atlântica, 1º Lugar nas modalidades “Melhor Produto Condomínio” e “Melhor Produto Vida”, 3º Lugar na modalidade “Melhor Central de Atendimento ao Corretor”. Melhor Seguradora do estado do Paraná no segmento Vida 2010. Prêmio Pinhão de Ouro promovido pelo CVG/PR. Prêmio Cobertura-Performance 2009 no segmento Automóvel.

2011: Prêmio Segurador Brasil nas modalidades “Melhor Desempenho em Seguro de Vida Individual, Melhor desempenho em Seguro Condomínio, Melhor Desempenho em Seguro de Riscos Diversos”. Abertura da Fila Goiânia em 17 de março. Troféu Gaivota de Ouro nas modalidades “Excelência em Melhor Atendimento aos Corretores de Seguros” e “Excelência em Maior Rapidez na Liquidação de Sinistros.”

2012: Marítima Seguros inaugura filiais em Brasília (DF) e Recife (PE). Em seguida, estabelece os escritórios do Marítima MAR (Marítima Atendimento e Relacionamento) nas capitais de Natal (RN) e João Pessoa (PB), iniciando um novo modelo de negócios. No mesmo ano, o segmento Saúde chega à Minas Gerais e  conquista o prêmio Fornecedor de Confiança, concedido pela revista Melhor Gestão de Pessoas, além de quatro Troféus Gaivota de Ouro, premiação da publicação Seguro Total - “Excelência em Seguro Empresarial para Riscos Especiais”; “Excelência na carteira de Automóvel”; “Excelência em ação promovida nas redes sociais (Bom Te Ver Bem)” e Empresa com melhor qualidade no atendimento ao corretor de seguros”. É contemplada também como Destaque no Relacionamento com o Corretor de Seguros, pela revista Apólice.

2013: O grupo SompoJapan adquire 88,2% do controle acionário, através de sua subsidiária no Brasil (Yasuda Seguros).